Há momentos em que pensamos que a diferença que existe entre hoje e amanhã é apenas o numero que muda no calendário. Se pensarmos bem, a espera que temos de ter entre hoje e amanhã são apenas umas horas, mas a espera entre a mudança de mês é um pouco maior e para a mudança de ano é ainda maior...mas a verdade é que tudo isto acontece, é apenas uma questão de tempo e paciência...
Há algumas semanas contaram me uma daquelas histórias que nos fazem pensar: consta de uma senhora que semeou uma árvore que supostamente seria a árvore mais bonita de sempre. A senhora semeou a tal planta no dia 1 de Janeiro e foi regando todos os dias...ao final do primeiro mês nada aconteceu e a semente não brotou...a senhora continuou a regar, dia após dia, mas sempre com menos esperança que alguma coisa acontecesse...depois de 10 meses sem resultados, a senhora deixou de regar o local onde tinha colocado a semente, deixou de acreditar mas houve alguém que, habituado a ver o ritual diario da senhora de regar, lhe perguntou porque nesse dia não o fez. Intrigada com a questão a senhora voltou a regar no dia seguinte mas teve de esperar mais dois meses e apenas no ultimo dia do ano surgiu um pequeno rebento no chão...
Vendo isto, a senhora ficou tão contente que tornou a rega da sua àrvore um ritual de sempre e ao fim de muitos anos aquela tornou-se verdadeiramente a àrvore mais bonita do mundo.
Parece ridiculo mas, com 21 anos, apredi a olhar para isto como uma verdade suprema: é desmotivante ver os dias a passar sem mudanças, muitas vezes com regressões mas, com paciência e persistência conseguimos obter os melhores frutos vindos das "árvores mais bonitas" e que nos "alimentam" a vontade de ser cada vez mais e melhores nas nossas acções.
É a voz do povo que fala assim, e sabem uma coisa? Com a menor formalidade possivel obtem se um discurso que não sofre de volatilidade e que todos entendem... No final? Palavras levam nas o vento, mas as àrvores criam raizes e mesmo quando morrem, morrem de pé!