terça-feira, 9 de setembro de 2008

Falar a verdade, a mentir..

"Os resultados escolares de 2007/2008 apresentam uma melhoria acentuada em todos os ciclos de ensino, consolidando o patamar já alcançado no ano lectivo anterior, indicam os dados provisórios apurados pelo Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação relativos às taxas de retenção e de desistência. Os valores divulgados são os mais baixos dos últimos 12 anos."

Este é apenas o ínicio de uma notícia divulgada no site do ministério da educação com o título estrondoso : "O nível de reprovações e de desistências desce para valores mais baixos dos últimos 12 anos." (http://www.min-edu.pt/np3/2535.html)

Caros colegas, quando li a noticia completa ri como há muito não ria!! Uma verdadeira piada!! O excelente ministério que temos faz questão de reafirmar que os resultados que os alunos obteram no passado ano lectivo é uma prova de que as políticas educativas, desde então aplicadas, deram frutos!! Mas será que sou só eu que vejo que essas tais políticas educativas se basearam essencialmente no previlégio do facilitismo nos exames nacionais (quer do Básico, quer do Secundário) em detrimento de todo o trabalho realizado ao longo do(s) ano(s) por professores e alunos, que tanto se dedicaram para estar à altura de responder à exigência que se pretendia? Não estará o óbvio a ser encoberto por um manto de falsa vitória? Os alunos tiveram melhores resultados, a nível geral, porque o nível no qual estão habituados a trabalhar, comparado ao que se lhes exigiu nos exames, é substancialmente superior! Se há alguém que se tem de sentir lisongeado com a conquista de melhores resultados, somos nós, alunos, que nos preparámos a sério para uma "guerra" que se esperava/exigia bastante mais "renhida"! A resistência foi tão pouca que os despojos recolhidos foram soberbos!! Assim torna-se natural que os resutados sejam os melhores de há 12 anos!!

Quero apenas terminar dizendo que, embora os resultados tenham sido excelentes em comparação com outros anos, continuam a ser os terceiros piores de toda a União Europeia...Apenas a Roménia e o Chipre estão piores do que nós...Bulgária, Letónia, Eslováquia, Eslovénia...Todos estes estão à nossa frente...Não será caso para baixar o nariz para o chão em vez de andar a iludir o povo falando verdade a mentir? E como tudo na vida tem o seu lado bom e o lado mau...Estes números são apenas mais um factor de motivação para continuarmos a mostrar a quem (infelizmente) manda que nós sim, estamos a melhorar, e não precisamos de facilidades para vencer!!!