Pois é...e aqui está uma novidade e pêras!
Depois da proposta do Reitor não ter sido aprovada no Conselho Geral da UAlg as propinas para o próximo ano lectivo sofreram uma variação negativa de 1%!
Registe-se que este valor ocorre devido à flutuação do IPC (Indice de Preços ao Consumidor).
O quadro seguinte mostra as diferenças...
Embora esta proposta tenha sido emprovada em Senado Académico (mesmo registando a abstenção de todos os representantes dos Estudantes), para a aprovar o Reitor necessitava de cerca de 2/3 dos votos do Conselho Geral favoráveis o que acabou por não acontecer! Assim sendo todos os alunos dos CET's, 1º e 2º Ciclo da UAlg podem contar com uma propina mais baixa no próximo ano lectivo.
1 comentário:
Caro ser estudantes,
Antes de mais os meus parabéns pelo novo look do Blog, está realmente muito bom.
Quanto à noticia propriamente dita, e de forma a esclarecer alguns pontos, permitam-me as seguintes observações:
1- O Senado Académico é um Órgão consultivo e sem poder vinculativo.
2- É verdade que o AAUAlg apresentou no Senado Académico uma proposta de redução de 1% da propina tal como todas as académicas deste pais o fizeram.
3- Quem aprova ou não o valor da propina é o Conselho Geral da Universidade do Algarve.
4- O único órgão que tem competência para apresentar uma proposta para ser submetida ao Conselho Geral, é o Reitor da instituição, tal como consta nos estatutos da UAlg e no RJIES.
5- A AAUAlg está a reivindicar os louros deste acontecimento, no entanto não conseguiram com o que o Srº Reitor alterasse a sua proposta que era e foi até chegar ao Conselho Geral de manutenção dos 923,40€.
Realmente é engraçado este tipo de postura dos estudantes que estão na DGAAUAlg. O ano passado aconteceu exactamente o mesmo, e andaram a culpar um membro do Conselho Geral pelo aumento. A proposta do reitor não reuniu o consenso de 2/3 dos membros e aumentou 23,40€.
Este ano foi exactamente igual, mas com uma pequena grande diferença: A flutuação do Índice de Preços ao Consumidor foi negativa e a propina desceu. Aqui já aparece os meninos da AAUAlg a reivindicar (ainda não percebi porquê)um grande feito que não é deles.
Nem se prestaram a congratular os representantes dos alunos no órgão..
Enfim...
Enviar um comentário