segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Sim, tu..

São 5 da manhã e tu, sim tu, nunca vais sabes disto...sim, tu que lês..nunca irás saber disto...porque tu nao vives o k eu vivo, porque tu nao vês como eu vejo nao irás saber porque eu não te quero dizer...e a vontade prevalece...Não te quero dizer tudo, contar tudo porque há que guardar o melhor e o pior para tu viveres...estudante assim como eu...tens k viver para aprender...Perdia a piada se te contasse...

Conseguirás tu viver no condicional de uma frase??

A magia começa no desconhecido... If you never try, you never Know....So...
Hello..let play a game!

domingo, 7 de dezembro de 2008

À meia noite ao luar...

"...Para variar..."

Saí da cama, liguei o pc e... here I am. Li algo que me reconfortou o peito,que me aconchegou a alma...Lembrei-me de partilhar, ou melhor, de me entregar às palavras...A Tuna faz-me companhia e leva-me com ela...cidade de cetim...coração da ria...em teus braços eu chorei...Se é a isto que chamam ser Estudante Universitário então sê-lo-ei com tanto orgulho...Esquinas de amores desencontrados...Vidas fugidias...tantas dores.

Não posso dormir sem mastigar este pedaço de felicidade que me deram a provar. Sou eu e só eu que escrevo mas há tanto de mim que não é meu...As palavras correm mais do que eu e escrevo desejando, amando o k escrevo...A noite e a Tuna...

sábado, 6 de dezembro de 2008

Filme de sexta-feira à noite...

Sento-me no conforto da cadeira que eles tanto gostam. Apetece-me voltar atrás. Hoje a noite veio no frio do sol poente e a ria nem se via...Escondeu-se de mim...com vergonha. Revivo o que nunca vivi, quer no passado distante quer no passado presente, aquele que ainda se sente quente. São minutos dolorosos estes que passam por mim. São vontades eternas, são quereres da alma, são olhares que falam e bocas que calam. São piratas que me assaltam no meio deste mar de gente.

Luzes, som, acção! Isto não é um filme...

Apetece-me conversar e dizer o "porque sim" ou o "porque não" daquelas conversas de difícil argumentação. Apetece-me dificultar as coisas, mais ainda, testar o limite sem limitar a vontade. Apetece-me aprender aquelas lições de moral quando nem sempre o final é triunfal.

Apetece-me estar sem saber o que fazer.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Contra-natura...

Depois de uns bons dois meses na universidade do sol e do mar aqui estou eu para deitar cá para fora algumas das desgraças a que já assisti neste belo período da minha vida...

Ora bem, digamos que este post vem apenas e só no seguimento de alguns dias repletos de emoção em que a minha pessoa se crusa com gente tipo bicho...(e atenção que eu chamei bicho, nao chamei besta...porque besta é só para quem passa por o que eu e os meus colegas passámos na prache....E com tanto gosto!)

Eu só tenho uma pequena questão à qual ninguem anda me soube responder: Mas porquê a existencia de vagas no ensino superior para maiores de 23 anos??? Epá é que se fossem pessoas com alguma formação e que por algum motivo superior não puderam continuar a estudar depois de aabarem o secundário...Agora, gente que nem falar sabe, insociáveis, mal-educadas, e que ainda por cima têm a mania que por serem mais velhos têm que ter mais previlégios....Amigos, abram os olhos!!!

Esta é deveras uma verdade inconveniente....mas é verdade!!!

Se querem ter um lugar no meio desta gente jovem cheia de vontade de aprender a ser gente "grande" façam-nos um favor: sejam um bom exemplo daquilo que é um ser "responsável" e não de um ser "repugnável" pelas suas atitudes!!

Começo a achar que somos nós que estamos em minoria...Façam-se ouvir!!!!!!!!!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

D-I-V-I-N-A-L ...

Como a vida de estudante não é sóóóóó escola e aulas e blá blá blá aqui fica para um momento de relax...:

"Numa dada noite, três estudantes universitários beberam até altas horas e não estudaram para o teste do dia seguinte. Na manhã seguinte, eles arranjaram um plano para se safarem. Sujaram-se da pior maneira possível, com cinza, areia e lixo. Então, eles foram ter com o professor da cadeira e disseram que tinham ido a um casamento na noite anterior e no seu regresso um pneu do carro que conduziam rebentou. E eles tiveram que empurar o carro todo caminho e portanto não estavam em condicões de fazer aquele teste.
O director que, era uma pessoa justa, disse que eles fariam um teste-substituicão em três dias, e que pra esse não haviam desculpas. Eles afirmaram que isso não seria problema e que estariam preparados.
No terceiro dia eles apresentaram-se para o teste.
O director disse que aquele era um teste sob condicões especiais e que os três teriam que o fazer em salas diferentes. Os três, dado que tinham estudado bem para o teste e achavam-se preparados, concordaram com o director.

O teste tinha 5 perguntas com um total de 20 valores:
Q .1. Escreva o seu nome ----- ( 0.5 valores)
Q.2. Escreva o nome da noiva e do noivo do casamento a que foste ha quatro dias atras -----(5 valores )
Q.3. Que tipo de carro conduziam cujo pneu rebentou.----(5 valores)
Q.4 . Qual das 4 rodas rebentou ------- ( 5 valores )
Q.6. Qual era a marca da roda que rebentou (2valores)
Q.5. Quem ia a conduzir? ---------- (2.5 valores)"

FICA ENTÃO A MENSAGEM : SE A MENTIRA NÃO VALER A POSITIVA MAIS VALE CHUMBAR MAS FICAR COM A CONSCIÊNCIA TRANQUILA!!! (NOVA TEORIA DO "PASSÁRRASCA")

Aproveitem da melhor forma a vossa
Semana do Caloiro !!!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Caloirushorribilodetestável...

Professores. Amostras de professores. Fingidos de professores. Escolas. Colegas. Estudo. Muito estudo. Exames. Noites em claro. Receio. Livros em pilha. Pilhas de nervos. Pautas. Candidatura. Espera. Longa espera. A média conta e eu contei-a bem... ENTREI!!!!!!

Durante os próximos tempos terei Faro como casa, a Universidade do Algarve como escola e Radiologia como disciplina...

Por entre os 44.ooo alunos que este ano entraram na primeira fase de acesso ao Ensino Superior Público, posso sentir-me orgulhoso por ter sido colocado na primeira opção da minha candidatura!!! O bonequinho azul sorriu-me!!!

A primeira matrícula já está, a primeira casa também...aproxima-se o dia da partida... o coração aperta, mas a vontade de vencer supera tudo!!!

Apartir de dia 22 tornar-me-ei um Caloirushorribilodetestável e este será o primeiro dia do resto da minha vida de Estudante, agora Estudante Universitário!!!

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Falar a verdade, a mentir..

"Os resultados escolares de 2007/2008 apresentam uma melhoria acentuada em todos os ciclos de ensino, consolidando o patamar já alcançado no ano lectivo anterior, indicam os dados provisórios apurados pelo Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação relativos às taxas de retenção e de desistência. Os valores divulgados são os mais baixos dos últimos 12 anos."

Este é apenas o ínicio de uma notícia divulgada no site do ministério da educação com o título estrondoso : "O nível de reprovações e de desistências desce para valores mais baixos dos últimos 12 anos." (http://www.min-edu.pt/np3/2535.html)

Caros colegas, quando li a noticia completa ri como há muito não ria!! Uma verdadeira piada!! O excelente ministério que temos faz questão de reafirmar que os resultados que os alunos obteram no passado ano lectivo é uma prova de que as políticas educativas, desde então aplicadas, deram frutos!! Mas será que sou só eu que vejo que essas tais políticas educativas se basearam essencialmente no previlégio do facilitismo nos exames nacionais (quer do Básico, quer do Secundário) em detrimento de todo o trabalho realizado ao longo do(s) ano(s) por professores e alunos, que tanto se dedicaram para estar à altura de responder à exigência que se pretendia? Não estará o óbvio a ser encoberto por um manto de falsa vitória? Os alunos tiveram melhores resultados, a nível geral, porque o nível no qual estão habituados a trabalhar, comparado ao que se lhes exigiu nos exames, é substancialmente superior! Se há alguém que se tem de sentir lisongeado com a conquista de melhores resultados, somos nós, alunos, que nos preparámos a sério para uma "guerra" que se esperava/exigia bastante mais "renhida"! A resistência foi tão pouca que os despojos recolhidos foram soberbos!! Assim torna-se natural que os resutados sejam os melhores de há 12 anos!!

Quero apenas terminar dizendo que, embora os resultados tenham sido excelentes em comparação com outros anos, continuam a ser os terceiros piores de toda a União Europeia...Apenas a Roménia e o Chipre estão piores do que nós...Bulgária, Letónia, Eslováquia, Eslovénia...Todos estes estão à nossa frente...Não será caso para baixar o nariz para o chão em vez de andar a iludir o povo falando verdade a mentir? E como tudo na vida tem o seu lado bom e o lado mau...Estes números são apenas mais um factor de motivação para continuarmos a mostrar a quem (infelizmente) manda que nós sim, estamos a melhorar, e não precisamos de facilidades para vencer!!!

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Diz que é uma espécie de opinião...

Não relacionem este post a nenhum "sketch" (não sei como se escreve porque nunca ninguém me ensinou!, mas acho que é assim...) dos afamados "gatos fedorentos", porque nem seria possível igualar tal humor e este também não é um bom motivo para nos rir-mos!

Numa das noites de descontracção deste Verão, algures entre as candidaturas e as colocações, calhou em conversa com um colega de escola, quais as opções dele para o curso e a universidade que gostava de frequentar. Qual não é o meu espanto quando tal pessoa me assegura que ( e passo a citar) "NÓS não vamos a concurso como vocês, por isso não tive que ter muitas opções, foi só escolher o curso e a escola..."....

Meus amigos, como já se devem ter apercebido, por entre as palavras do meu colega, a ironia é soberba...aquele "NÓS" refere-se aos alunos que irão frequentar o ensino universitário privado, que, tão bem representado pelo Ex.º de que vos falo, parecem um grupo bastante qualificado a nível escolar.

Pois bem, enganem-se porque eu já abri os olhos há algum tempo. Fornecer dinheiro (ou qualquer outro material de troca) a outra pessoa/outrem (entidade) para conseguir algo que não se consegue com o próprio esforço/trabalho ou dedicação, na minha liguagem designa-se por "corrupção"...e acrescente-se que a descrição apresentada é a que todos podem encontrar, quando procurarem o significado do conceito "corromper" no Novo Dicionário Da Lígua Portuguesa.

Deixo a cada um o critério de relacionamento entre ambas as situações!

P.S.- Lutem sempre pelo que realmente querem, mas sempre de uma forma justa, sincera e humilde!!!

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Irrelevância estúpida...

Não condeno que, em pleno período de férias, alguns dos candidatos ao ensino superior se esqueçam um pouco do stress desse facto para usufruirem ao máximo de tudo o que este Verão tem para lhes dar ... Embora esta posição me seja um pouco estranha! Afinal, trata-se só de uma das decisões mais importantes da vida dos mesmos (algo que, aparentemente, pode ser esquecido, com aquelas tardes de paia e as noites de farra!)

Venho, numa fantástica tarde de Verão, "perder" algum do meu tempo para solicitar, a todos aqueles que fazem questão de criar blogs e foruns tendo em vista a discução de temas relacionados com o ingresso no ensino superior (notas dos candidatos, custo de vida nas variadas cidades, espírito académico, propinas e até mesmo informações sobre os cursos contados na primeira pessoa..) que se lembrem que, embora o período de férias coincida com o período de espera entre a candidatura e as colocações, existem pessoas que não se esquecem do que os espera, e colaboram nesses mesmos blogs e foruns mesmo durante este período, nao obtendo qualquer resposta por parte dos seus criadores/gestores!

E porque tenho sempre que deixar a minha opinião, quanto aos factos que me são apresentados por outros utilizadores (aos quais faço questão de responder MESMO ESTANDO DE FÉRIAS), quero apenas explicar (a algumas mentes confusas) que o ingresso no Ensino Superior não deve ser tema para bloggers que demonstrem uma irrelevância estúpida quanto a isso.

BOAS FÉRIAS, "CAROS" BLOGGERS!!!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

(In)certezas...

A menos de um mês das colocações, olho para este tempo que me resta na minha cidade e penso (mas penso msmo muitas vezes, tantas que nem sei se tenho pensado noutra coisa senão nisto):

Eu tinha/tenho um sonho...Um sonho que está prestes a tornar-se realidade...Um sonho onde eu via a chegada de grades momentos de alegria, sorrisos...gargalhadas até! Não sei se foram os óptimos exemplos que tive por casa, mas a verdade é que a entrada na faculdade sempre foi uma miragem que se transformou em sonho ao longo do tempo!

Perante o presente, em que este sonho já o deixa de ser, a cada dia, a cada hora que passa, eu deixo de ver os sorrisos e as gargalhadas....Começam a chegar medos, vontades mais reais e menos voadoras como as dos sonhos...lágrimas.

(In)certezas...

Os dias parecem longos porque nunca mais chega a hora de saber para onde vou viver o meu sonho...Os dias parecem curtos porque o tempo de sentir saudades chega de rompante e leva a vontade de ir viver o sonho, se é que ele existe...

(Porque os sonhos sem as pessoas de quem mais gostamos, deixam de ser o que são...)

quarta-feira, 16 de julho de 2008

É chegada a hora...

Caros colegas...

É com alguma tristeza que, depois desta longa pausa na publicação deste blog ,me venho despedir da vida de Estudante de secundário... Há tremer nos dedos que escrevem estas palavras e arrepios na pele que se habituou a tal vida...

Sou péssimo em despedidas e perante tal situação as palavras não são fáceis de escolher. Apenas quero marcar, com este post, o dia em que, eu, um dos milhares de alunos que tanto lutou para atingir os seu objectivos nestes três anos, pode dizer com orgulho : OBJECTIVO ALCANÇADO!

Assim fecho esta porta, mas deixo a promessa : seja qual for o curso que o destino me guardou, e a cidade que me irá acolher durante mais uma etapa, levarei comigo este espírito que, tenho a certeza, me acompanhará até ao fim dos meus dias... INCONDICIONALMENTE ESTUDANTE!!!

A ti, velha vida, adeus e obrigado...

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Palavras para quê...?

Vejam...imaginem-se lá...emocionem-se...

Ser estudante é isto...

http://www.youtube.com/watch?v=f3WGttZdksg&feature=related

sábado, 3 de maio de 2008

Salada saúde...

Estou reunido com o meu grupo de Área de Projecto, trabalhamos sobre "alimentação escolar"... Durante uma das pesquisas super interessantes de uma das minhas colegas descobrimos uma receita no minimo original em que na sua preparação consta o seguinte ponto:

" - Lave todos os legumes. Corte os tomates em gomos, a curgete em rodelas, a beringela em pedaços e apare o fio às ervilhas. "

Perante isto...resta-me desejar-vos bom trabalho..ou se for caso disso, bom apetite!!!

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Porque nem tudo tem de ser mau...

Depois de várias leituras, depois de tantos trambulhões de sentimentos, em que a revolta da injustiça alimentada pela selectividade arrogante de alguns senhores professores se mistura com a incapacidade de indiferença à humana postura que outros colocam quando se trata de defender e dignificar o trabalho dos seus alunos, não pude exitar em abrir uma janela neste blog em que a paisagem não tivesse como fundo um céu carregado mas sim, um sol bem risonho e merecido... Porque nem tudo tem de ser mau quando nos referimos à relação aluno-professor, muito pelo contrário, apenas deveriam existir raras excepções em que esta relação não fosse a mais desejável...Assim, é com o maior respeito que, por todos os colegas que partilham da minha opinião, deixo o meu obrigado aos que, por se esforçarem, ajudam na verdadeira EDUCAÇÃO do nosso país!

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Decisivo, talvez...

Que momento estúpido é este? A pergunta nasce e morre practicamente ao mesmo tempo pela imperialidade da resposta. Há um tempo em que devo estudar. Eu sei que devo fazê-lo mas não páro de parar porque em cada conta no papel nascem outras cem na cabeça, cheia de tantas médias, desencontrada por entre as modas do momento e que há muito perdeu o termo médio. Não existe termo médio neste momento.

A Democracia instalada faz-se notar pelos extremos que, sem serem da esquerda ou da direita, do bom ou do mau e até sem se distinguirem do melhor e do pior ignoram toda a racionalidade que a condição humana me faculta para se aproveitarem dela e tornar a decisão cada vez mais complicada de tomar. Critérios?! Com critérios seria uma decisão fácil, mas como escolho os meus critéios? Baseando-me em outros tais? Confuso, talvez, mas com sentido.

Já não há tema para a conversa tomada de assalto pela insanidade consomada, fruto da deglutinação da racionalidade pelas contas.

Estupidez, talvez, mas desta vez com sentido práctico. Enquanto escrevo lembro-me que amanhã há teste de matemática, e os livros aqui tão perto... Exponencial, logarítmica, continuidade, limites, derivadas... trignometria ?! Palavras apenas... Os números choram para mim e eu choro por causa deles. Nem um sorriso.

E a decisão está por tomar. Estudo ou decido? Prefiro pensar que não têm relação entre si e, entretanto decido estudar. (como se fosse possível decidir-me pelas duas!)

Cansativo, talvez, mas cansado também eu estou e tenho que decidir.

domingo, 20 de abril de 2008

Contra factos não há argumentos...

Caros colegas...Hoje venho em missão de paz...não quero ferir ninguém psicologicamente com "aquela ironia" por isso, a pedido de várias famílias cá vão as últimas notícias sobre tudo aquilo que me faz uma certa impressão no seio de uma comunidade escolar dita rigorosa e imparcial:

Respondam-me apenas a uma questão muito simples: como é que se sentiriam se ouvissem um dos vossos colegas de explicação perguntar ao explicador a que horas é que tinha combinado o jantar com os pais dele...?Será que sou só eu que encontro aqui uma certa confiança a mais entre aluno e explicador..? A esta questão os mais atentos até me podem dizer: "Ah e tal....mas é explicador não é professor..!" Ao Que eu respondo : "É explicador este ano lectivo...o ano passado era professor...!!!"

No final da história fica tudo na mesma....os 17 que o meu colega (amiguinho do explicador) teve quando era aluno dele, eram uns grandes 17...Arrisco mesmo a dizer que eram 17 de "barriga cheia"!!!

Até à próxima !!!

sábado, 12 de abril de 2008

Contagem decrescente...

A cerca de dois meses dos exames nacionais começa a sentir-se a tensão...Qual andorinha na chegada da primavera, as caras mórbidas dos meus colegas, a constante má disposição de alguns e falta de paciência de outros são apenas alguns dos sinais de que os exames estão mesmo ai à porta...

Mesmo tendo noção que nós estamos num momento super importante da nossa vida alguns professores insistem em gozar com a situação... Em marcar trabalhos para apresentar na ultima semana de aulas e coisas do género...

Mas não se preocupem porque eles também não o fazem...

Este é também o momento em que aqueles cujo o nome não deve ser prenunciado sentem que a verdade que há tanto tempo escondem vai ser descoberta...

Os 19 e 20 que apareceram durante 3 longos anos nas pautas de final de período vão agora dar lugar a "modestos" 14 , 15, 16 nas pautas de exames....e aí veremos se os mágicos testes em que tiravam notas gigantes eram resultado do seu trabalho...ou da magia das bruxas e trols que os corrigiam...

Perante isto, resta-me desejar muito boa sorte a quem vai realizar exames este ano!!!

Viva a ministra ((( !!! )))

SINTO-ME REALMENTE FELIZ POR TER CHEGADO O 3º PERÍODO...VERDADEIRAMENTE CONTENTE, NÃO POR SABER QUE NO FINAL DESTES DOIS MESES QUE FALTAM TEREI CUMPRIDO MAIS UMA ETAPA (E QUE ETAPA !!!), MAS SIM POR TER NOÇÃO QUE FINALMENTE ESTÁ A CHEGAR O MOMENTO DE DAR COM A LÍNGUA NOS DENTES, DIZER TUDO SEM MEDO DE REPRESSÕES OU DE AMEAÇAS E ATÉ MESMO DE FAZER AS ACUSAÇÕES QUE HÁ TANTO TEMPO ESPERO...O MOMENTO PELO QUAL ESPERO HÁ TANTO TEMPO ESTÁ A CHEGAR...E DESTA VEZ, PEÇO DESCULPA SENHORES PROFESSORES MAS VÃO TER D ME OUVIR...VOU ME SENTIR LIVRE DA CONDIÇÃO DE JULGADO A QUE ESTIVE SUJEITO E QUERO VÊ-LOS NO MEU LUGAR...VÃO COMEÇAR A SER AVALIADOS REGULARMENTE ??? A SÉRIO ??? ATÉ QUE ENFIM !!! AGORA VÃO SENTIR NA PELE O NOSSO CALVÁRIO... ALEGREM-SE MEUS COLEGAS...A ERA DAS BOAS NOTAS ESTÁ A CHEGAR... E BASTA SER SIMPÁTICO PARA CONSEGUIR CHEGAR AO 20...SENÃO VEJAMOS: A NOSSA OPINIÃO ACERCA DOS NOSSOS PROFESSORES VAI CONTAR PARA A AVALIAÇÃO DELES...E SÃO ELES QUE NOS AVALIAM A NÓS...ENTÃO É SIMPLES...ELES DÃO-NOS BOAS NOTAS A NÓS E NÓS DAMOS BOAS NOTAS A ELES...PARECE FÁCIL NÃO É ??? SENHORA MINISTRA, DESTA VEZ ESTÁ DE PARABÉNS...VAI ACABAR COM A GIGANTE TAXA DE MAU APROVEITAMENTO ESCOLAR E AO MESMO TEMPO VAI OBTER AS MELHORES CLASSIFICAÇÕES DE PROFESSORES DA UNIÃO EUROPEIA...ASSIM É QUE É !!! QUANDO NÃO HÁ OUTRO CAMINHO, OPTA-SE PELA CORRUPÇÃO !!! VIVA A MINISTRA ((( !!! )))

Ser Estudante...

Não é o tempo nem o espaço, tão pouco aqueles que de algum modo efeitam este cenário... Não é por ser como sou ou por não ter outro igual a mim ( detestava ter de lidar com uma pessoa como eu!)...Sou como sou...Assim...Feliz com o que tenho e lutador pelo que quero !!! Não é por ter tempos vazio, nem por ser despreocupado com o resto...Escrevo porque sei que, tal como eu, existem milhares de Estudantes neste país (complicado...) que todos os dias têm de viver calados, assistindo às injustiças deste sistema educativo. (!) . Para os Estudantes!