terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A mulher da minha vida...

Existem momentos na vida em que a verdade fica só para nós...em que as palavras custam a sair da alma e os desejos ficam presos nos lábios que recusam em separa-se para fazer soar as mais sinceras palavras! Hoje não é um desses dias, nao viverei mais um desses momentos..direi tal como sinto, tudo o que por aqui vai...

Dezembro chegou e com ele recordações de um ano cheio de mudanças...a vida mudou...eu, que raramente tinha passado por algumas pedras soltas no caminho, este ano aprendi muita coisa...mas a maior lição deste ano que já vai ficando para trás ensinou me que sou muito pequenino...e não me refiro ao meu tamanho pois como diria um bom amigo meu "eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura". Por entre vários momentos percebi o quão insignificante sou sozinho, que a verdadeira essência de tudo o que faço e do que digo está naqueles que me ensinaram a ser assim. Aprendi que valho pouco mais do que ar, que tal como ele, tão depressa me vou com um sopro como chego numa verdadeira vaga, qual tornado enfurecido pela força do natureza... da minha natureza!

Este ano percebi que não sei viver sem ti e que na verdade nunca saberei...Tentei enfrentar uma verdade inconveniente e que não resisti em ignorar, em continuar pensando que era apenas uma fase, em acreditar em mentiras que serão para sempre verdadeiras!

És sem dúvida a vida que me faz viver, o sorriso que me faz querer ser mais e mais, a força que me trás e que me leva deste Algarve que nem sempre é azul, as lágrimas que me deixam o coração do tamanho de uma amora, a alegria que me enche os dias, as histórias que me aconchegam a alma, as palavras sábias que me tornaram num homem feito à tua imagem... o orgulho de te poder chamar MÃE!

Por tudo isto e muito mais que só eu e tu sabemos dentro de uma cumplicidade que mais ninguém conhece...A mulher da minha vida? A MULHER DA MINHA VIDA É A MINHA MÃE!!

"Este Natal o presente ideal? Ficar contigo...para sempre!"

AMO-TE MÃE!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

AAUAlg - Resultados das eleições 2010...

Caros colegas...
O processo eleitoral das as eleições dos órgãos da Associação Académica da Universidade do Algarve para o ano de 2011 está prestes a terminar... Os resultados já estão apurados e mais uma vez houve uma enorme abstenção por parte dos alunos da UAlg na afluência às urnas. O facto de apenas haver uma lista para cada órgão à excepção do Núcleo Pedagógico da Escola Superior de Educação e Comunicação levou a um maior desinteresse por esta eleição o que dificultou o trabalho dos membros das listas na luta contra a abstenção!

Como Estudante da Escola Superior de Saúde (ESSUAlg) venho por este meio demonstrar a minha alegria pela abertura que os meus colegas tiveram perante estas eleições. Fomos a segunda unidade orgânica que teve mais votos dentro da urna - 271 votos -, epenas superados pela Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT) - 363 votos mas tendo em conta o número de alunos destas duas unidades orgânicas podemos sem dúvida dizer que, em percentagem, a comunidade académica da ESSUAlg foi a que mais se movimentou para dar a sua opinião nestas eleições em toda a Academia!

Deixo também um destaque para a eleição do Núcleo Pedagógico da ESSUAlg (NPESSUAlg) que foi a que obteve maior percentagem de votos validados (94,4%) entre as 7 unidades orgânicas da UAlg! Quero também dar os parabéns à lista M, concorrente ao Núcleo Pedagógico da ESEC, que venceu o único confronto destas eleições contra a lista N. À lista N fica uma palavra de motivação: “Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados pela nossa habilidade de processar essa informação.”

No rescaldo de tudo isto fica a crítica à comissão eleitoral: mais um ano passado e continuam os problemas com os cadernos eleitorais...só na ESSUAlg houve 3 Estudantes que não puderam votar porque não tinham o seu nome nos cadernos eleitorais ou então porque a mesa se tinha enganado a riscar o nome e riscou o nome de alguem que não votou e que quando se deslocou à mesa de voto para o fazer já não pode exercer o seu direito de voto por falta de rigor de quem estava a controlar a situação. Como se sabe só este facto seria motivo mais do que suficiente para um pedido de impugnação de eleições mas como, infelizmente, os estudantes da nossa academia ainda estão mal informados sobre tudo isto, passou mais uma vez esperando que para o ano seja melhor!

Por último deixo o quadro informativo com todos os valores obtidos nas eleições dos vários órgãos da Associação Académica da Universidade do Algarve:


(Carrega em cima da imagem para aumentar)

Com as melhores Saudações Académicas!

sábado, 20 de novembro de 2010

ESSUAlg em Gambelas...?



Caros colegas

Como representante dos estudantes da ESSUAlg no Senado Académico da Universidade do Algarve venho por este meio informar a toda a Comunidade Académica desta escola que fui convocado para a segunda reunião deste órgão a realizar no dia 25 de Novembro de 2010 pelas 14h no complexo pedagógico da Penha com a seguinte ordem de trabalhos:

1.Aprovação da acta da reunião anterior.

2.Proposta de Regulamento do Senado Académico.

3.Proposta de Regulamento de Professor Emérito.

4.Plano de Actividades da Universidade do Algarve para 2011.

5.Orçamento da Universidade do Algarve para 2011.

6.Propostas de atribuição do grau de Doutor “Honoris Causa”.

7.Propostas de criação de novos cursos.

8.Informações.

Mais um novo ano está a chegar e com ele um novo Plano de Actividades da nossa Universidade. No próximo dia 25 vai a Senado Académico uma proposta de Plano de Actividades para 2011 que, mais uma vez, não assume a construção de novas instalações para a ESSUAlg durante o próximo ano civil. Segundo o novo Plano de Actividades, a meta para 2011 em relação a este assunto é a "Definição de soluções a adoptar para novas instalações dos Serviços Académicos, da Escola Superior de Saúde e do “Campus” de Portimão."

No ponto 2.4 do Vector 4 que diz respeito à Governança da Universidade do Algarve, dirigido ao ponto 6 da alinea d das infraestroturas pode ler-ser exactamente isso: "DEFINIÇÃO DE SOLUÇÕES a adoptar para novas instalações, (...) da Escola Superior de Saúde..."

Ora se por um lado podemos já dizer que da parte da Reitoria da UAlg há uma predisposição à criação de NOVAS INSTALAÇÕES para a ESSUAlg podemos também dizer que estas novas instalações não terão o seu inicio de construção em 2011 uma vez que não está previsto neste Plano de Actividade.

Fica a dica para aqueles que já falam na passagem da Escola Superior de Saúde para Gambelas. Vão haver novas instalações mas não se sabe onde nem quando, o certo é que não será este ano!

ESSUAlg em Gambelas...? Talvez em 2012... É só mais um "Talvez"!

Fica o link para poderem, de pois de fazer o login, aceder à Proposta de Plano de Actividades 2011 e a todos os documentos a serem abordados na próxima reunião de Senado Académico:
http://www.ualg.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=34399&Itemid=2844&lang=pt

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Conheço alguém assim...

Hoje parei quando ouvi esta música...é simplesmente perfeita quando a ouvimos e nos salta à lembrança um nome, uma cara, uma conversa e em tudo isto a nobreza da mentira! Tudo o que uma mulher pode ser está contido neste código que só entende quem já viveu o suficiente...quem já aprendeu com tantos erros...quem viverá sempre iludido com a ideia de que um dia será diferente mas que na verdade sabe que "she's always a woman to me!"

She can kill with a smile, she can wound with her eyes.
And she can ruin your faith with her casual lies.
And she only reveals what she wants you to see.
She hides like a child, but she's always a woman to me.

She can lead you to love, she can take you or leave you.
She can ask for the truth but she'll never believe.
And she'll take what you'll give her as long as it's free.
Yeah, she steals like a thief, but she's always a woman to me.

Oooh, she takes care of herself.
She can wait if she wants, she's ahead of her time.
Oooooh, and she never gives out, and she never gives in,
she just changes her mind.

And she'll promise you more than the Garden of Eden.
And she'll carelesly cut you and laugh while you're bleeding.
But she'll bring out the best and the worst you can be.
Blame it all on yourself, cause she's always a woman to me.

Hmmmmmm Mmmmmm Hmmmmm Mmmmmm

Oooh, she takes care of herself.
She can wait if she wants, she's ahead of her time.
Oooooh, and she never gives out, and she never gives in,
she just changes her mind.

She is frequently kind and she's suddenly cruel.
But she can do as she pleases, she's nobody's fool.
And she can't be convicted, she's earned her degree.
And the most she will do is throw shadows at you,
but she's always a woman to me.

Hmmmmmm Mmmmmm Hmmmmm Mmmmmm

http://www.youtube.com/watch?v=ocKE_hy6jxI&feature=related

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

115 anos de Raios X...

Ontém à noite enquanto procurava por um filme na net, aquela célebre imagem do logotipo Google destacou se pela sua originalidade! Foi instantaneo o momento em que me lembrei de que hoje é dia 8 de Novembro e celebra se mais um aniversário da descoberta dos Raios X!



Foi há 115 anos que o senhor Wilhelm Rontgen, físico alemão, descobriu quase acidentalmente os raios X. Este "simples" acontecimento marcou para sempre a história da física e da medicina, ajudou milhões de pessoas pela sua aplicação em métodos de diagnóstico mas, sem dúvida alguma, a principal consequência desta descoberta foi a origem da disciplina na qual a minha pessoa se irá especializar um dia a da qual fara a sua Vida!

Começou por ser apenas mais uma hipótese, tornou-se a primeira e única opção válida e hoje é o meu curso do qual tanto me orgulho em pertencer por todo o trabalho que tive até aqui chegar!

Quem diria que uma descoberta curiosa e praticamente acidental do Passado iria chegar aos dias de hoje como um facto tão importante para o Meu Futuro?

Hoje é um dia exactamente igual aos outros (bastante mais frio por sinal!!) mas não poderia deixar de marcá-lo com o meu post que relembra a origem de tudo isto que hoje estudo, do que tantas vezes me queixo mas que um dia me dará algo mais!

Parabéns Raios X!!!

domingo, 7 de novembro de 2010

Uma semana em cheio...

A semana que agora acaba foi um verdadeira semana...cheia de conteudo, cheia de coisas pa contar...Uma semana cheia com um pouco de tudo...Uma semana que, definitivamente não vou esquecer tão rápido...

Começa por ser uma semana diferente das outras porque a passei quase na sua totalidade com os meus pais...Coisa que acontece muito raramente desde que vim para terras do Infante! As aulas correram invrivelmente bem e sem grandes "pontapés nas costas"! As reuniões foram pacificas e produtivas... Já estamos em pré campanha para a DG da AAUAlg e parece que, embora não tenhamos toda a gente a viver com o mesmo espírito este momento, o trabalho está a acontecer e como alguma vez ouvi: vamos andando com paço curto mas firme!

Depois de uma noite de 4a feira bastante tranquila veio uma quinta feira de arromba! O BA festejou mais um aniversário e a festa não foi pequena! Começamos com um jantar cá em casa..Duas grandes amigas fizeram me companhia numa noite de recordações, de conversas desiguais, de momentos pintados de tantas cores... A saudade desta vida de Estudante começa a chegar e apenas estamos a meio dos nossos cursos..Não é fácil perceber que um dia vai haver um fim para estas noites, que um dia nao estaremos à distancia de umas ruas para nos poder mos ver..mas é muito bom sentir e admitir, "à luz fusca de uma só lampada quase vela", que vamos fazer falta uns aos outros..foi óptimo ver vos chorar pelo que sentem, é sinal que é verdadeiro e que momentos como este fazem valer a pena...

Na sexta, depois de um turno (quase) completo de estágio (Finalmente só já falta uma semana em Portimão!!!) e depois de um jantar naquele que é sem dúvida o terraço mais boémio de Faro tivemos a maior festa de Radiologia de Sempre!!! A MEGA FESTA DA SANGRIA foi um estrondo! Vale tudo quando se juntam 3 anos inteirinhos de um curso dentro do BA! A noite acabou com bar aberto e houve muitos resistentes que ainda se arrastaram para o Alipapas! Eu vi o sol nascer nas escadas de um qualquer prédio, enrolado numa conversa que há muito esperava e que já nem acreditava que poderia acontecer...como há muito tinha percebido: Em assuntos mal esclarecidos cada um pode tirar as conclusões que melhor entender. "Confissões" inesperadas e palavras nunca antes ditas e ouvidas...coisas que não se apagam apenas e só com um "clinex" e que vão, sem dúvida, deixar saudades...

Uma semana de sinceridade.
Quem me dera que fosse sempre assim...

domingo, 24 de outubro de 2010

Vamos à bola...


Pois é, quis a força do destino que durante esta minha etapa Académica hajam, pela primeira vez na história do futebol nacional, duas equipas do Algarve na primeira liga! E ainda dizem que não há coincidencias! Sendo assim, e dado que eu sou um daqueles fanáticos pelo Maior Clube do Mundo é caso para se dizer que "se não vai Maué à montanha vem a montanha a Maué"! Hoje o Benfica vem jogar ao Estádio Algarve e como não poderia deixar de ser lá vou eu mais uma vez gritar com a alma pelo Glorioso!

Depois de ter ido ver o frustrante empate entre o Olhanense e o Benfica na época passada e também depois de ter visto ali mesmo à minha frente o Campeão a levantar pela segunda vez consecutiva a Taça da Liga no Estádio Algarve hoje completo o 3º jogo do SLB por terras do Algarve!

Em tudo isto há uma estreia! Pela primeira vez vou à bola com a rapaziada da minha turma! Cinco rapazes, dentro de um carro a caminho do estádio... O curioso de tudo isto é que apenas eu e o meu colega de casa Bruno somos do Benfica...O Diogo e o Ruben são lagartos e o Simão é o único murcão! Posto isto, acho que temos todas as condições para fazer desta uma noite bastante bem passada em que, tenho a certeza, não vão faltar gargalhadas!!!

No final, que ganhe o Benfica e que possamos voltar a casa com mais 3 preciosos pontos!!!

P.S- Fica um agradecimento especial ao pai do Diogo que nos consegui arranjar 5 bilhetinhos ao preço da chuva para o piso zero da bancada central oeste! Um bem haja!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Quem é quem? Eu sei ver...

Adoro quando a areia me salta para os olhos e tenta tapar o que eu ja vi. Hoje parecia que o dia seria pacato, mas (como os meus irmãos dizem...) PARECIA, só! Em cada esquina desta cidade há uma surpresa que se guarda para mim assim com aquele dom especial, como se fosse algo que estivesse guardado no segredo dos deuses durante o tempo necessário e se revelasse apenas e só no momento certo...

Dois anos aqui ensinaram me tanta coisa que torna se quase intuitivo quando tenho aquelas ideias parvas...aqueles palpites mórbidos que, só por acaso, batem (quase sempre!) certo! Olho para caras que desconheço completamente e depois reparo o quão desconhecido sou para tanta gente...vivo rodeado de uma família mas, e os outros? O que pensarão quando me ouvem, me veêm e me interpelam?

Existe uma razão pela qual eu nunca deixarei de ser tal qual sou neste momento...aliás, existem várias mas a principal é porque em cada história..em cada conversa de café eu percebo que não há mesmo hipotese de conseguir ser outra pessoa e de vender melhor ideias que não são minhas, sentimentos que não me pertencem e histórias que não sei inventar...

Cada cara tem uma mensagem...tantas vezes são aquelas que intrepretamos mal a cara de cada um e que vivemos rodeados de mensagens que não são obrigatoriamente as que nós recebemos! Hoje percebi que sei ser fiel a mim mesmo até em situações de stress...Porque já não ha nada nem ninguem que me consiga mudar!

Valerá realmente a pena apostar tudo para alguém que esconde o jogo, faz bluff e nos obriga a perder mesmo quando sabemos que podemos todos ganhar? Sempre fui um mau jogador de poker mas para ganhar a principiantes chego...

Faz bater as cartas na mesa: flop, turn, river!
Ups... perdi!

"Surpresas..? Pena que nem todas as são boas!"

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Cumpriu-se a Tradição...




E assim foi...Estamos na terceira semana de aulas do meu terceiro ano de Curso, este sim um ano verdadeiramente Académico!

Sentado numa noite de lua, a ouvir a música do Estudante...Tunas mais uma vez..Agora sim, o momento ideal para escrever este post. Cheguei a Faro no dia 6 de Setembro e passei 2 semanas acompanhado noite e dia com aqueles que mais quiseram a esta Praxe que foi sem dúvida uma vitória! Liane e Pedro, Miss e Mister Caloiros no ano Académico de 2008/2009, obrigado pelos grandes momentos que conquistamos no meio da organização de outras duas semanas que queriamos que fossem inesqueciveis, não só para nós mas também para as nossas Bestas...os novos alunos do Mui Nobre Curso de Licenciatura em Radiologia! Ao longo do tempo foram se juntado a nós mais que vieram de todos os cantinhos do país para dar o seu contributo, o seu parecer e a sua graça!

Chegou dia 20 de Setembro e lá fomos nós, cheios de vontade de gritar bem alto: OLHOS NO CHÃO, BEEEESTA!!! De capa traçada recebemos os novos membros deste curso com toda a "pompa e circunstancia"! Passaram os primeiros dia de "luta" para os educar e depressa chegamos ao tão esperado dia do primeiro jantar de curso e de apadrinhamento das Bestas! Sem dúvida, foi o melhor jantar de curso que tive nesta minha vida académica... ouve de tudo...dos sorrisos mais dircretos às gargalhadas mais estridentes...das lágrimas mais sentidas aos abraços de cumplicidade... Recebi 4 cartas daqueles que, no dia 28 pude baptizar, transformar em Perús, e chamar de afilhados:

-> Perú Platão (Tiago Viegas)
-> Perú Pinipom (Oksana Lesyuk)
-> Perú Cavaco (Inês Cavaco)
-> Perú Fifi (Ana Mendes)

Estes são aques pelo qual eu esperei durante dois anos para poder dizer: Sejam bem vindos Afilhados! Foi no final de um GRANDE DESFILE que todos adoramos que puderam passar a Perús, o segundo degrau da nossa hierarquia! Os tempos de Bestas deles já passou e tenho a certeza que lhes deixou imensas saudades, agora serão Perús até à semana académica mas, enquanto isso não chega, cá estamos nós, EXM.os ACADÉMICOS a viver mais um ano de estudo, de noites, de estágio, de recordações....

Hoje foi o primeiro dia em que percebi que agora estou mais perto do fim do que do inicio, ou seja, que o tempo que falta para terminar o curso é menos do que aquele que já passou e isso faz me tremer...Tudo o que conquistei em Faro vele muito mais que 4 anos...Esta casa que me deu abrigo já é minha e esta familia que me acolheu nunca mais deixará de o ser!

Perús, que daqui a dois anos sejam vocês a baptizar os vossos afilhados e que daqui a quatro possam terminar o curso com todo o orgulho do mundo!



EXM.os ACADÉMICOS, VETERANOS E VELHAS-GUARDAS que participaram na organização e execução da praxe, obrigado por fazerem destas duas semanas as duas semanas de Recepção ao Caloiro que, confesso, nunca esperei serem tão marcantes!



E PARA RADIOLOGIA NÃO VAI NADA, NADA, NADA??????
TUUUUUDOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Porque nós somos uma Família, obrigado!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Cartaz da RC 2010...

Para os que chegam e para os que já cá estão...aqui fica o cartaz da RC 2010! Agora só faltam as novas bestinhas para começar a festa!

Inscrições apartir de dia 13 no Campus da Penha.

Praxe de Radiologia, começa às 8:59h da manhã do dia 20 de Setembro na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Queria tanto poder dizer...


Há dias que ando assim... cheio de palavras que não sei se deva dizer! Enche-me uma vontade de transbordar de emoções mas nem sempre as vontades da alma devem ser realizadas... Vivo um dilema concretizado em sentimentos que não conheço, em esperanças que nem sei bem se devo viver, em impulsos que me levam a deixar escorregar por entre as palavras um laivo daquilo que me vai por dentro...

Soa o alarme da descrição e depressa me lembro do que me protege...um poder que pensava infinito de conseguir esconder tanto do que penso, do que sinto e do que sou... acordo e um novo dia me espera mas com ele também continua a terrível ameaça duma vontade que conheço mas da qual tenho tanto medo. Em cada sinal de presença, um bater mais forte do coração que se tem vindo a habituar a estar "de sentinela" para o que aí vem. Preparo uma resposta redundante e cuidadosa porque cada palavra é uma bala pronta a entrar por mim a dentro se não for correcta e disparo rumo ao desconhecido...

A força de quereres independentes de mim torna agora cada dia uma nova esperança que pensava há muito não existir... Uma vaga de calor entra nesta vida que não treme se não de medo e aquece, em cada sinal de presença, as mãos que agora escrevem

Porque cada palavra é uma bala pronta a entrar por mim a dentro se não for correcta, mas eu queria tanto poder dizer...

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Reunião da AA com as Comissões de Praxe 2010



ATENÇÃO A TODAS AS COMISSÕES DE PRAXE 2010/2011! Reunião com Todas as Comissões de Praxe de carácter OBRIGATÓRIO no próximo dia 14 de Setembro (terça-feira) pelas 16h no Auditório da ESGHT! Presença obrigatória de pelo menos um responsável pelas praxes! Mais informações contactar: joao.simoes@aaualg.pt ou 910 000 130. Não faltem!

Informação retirada de:
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000713344429

domingo, 5 de setembro de 2010

Rumo ao Sul...

Por fim, Setembro!

Dou por terminadas as minhas férias, curtas de mais para serem tão vividas! Fiz bem em preencher o tempo com os que mais me são! Já tinha saudades de ser filho, irmão, neto, tio, sobrinho e primo... Hoje despeço-me do cantar dos pássaros que me acordam pela manhã, dos ramos da árvore que quase entram pelo quarto a dentro todos os dias, do beijo de "bom dia!" do pai e da mãe, das correrias do meu loirinho pela casa fora...

Hoje, pela terceira vez na vida vou ouvir aquele "Começa com o pé direito!" que nenhum pai diz tão bem como o meu...É verdade, já lá vão 3 matrículas...

Num abrir e fechar de olhos passaram 2 anos e agora parto em busca da conquista mais difícil...O ano que se aproxima será uma autentica guerra mas enquanto isso não chega a vida não pára e eu vivo um dia de cada vez...

Desta vez rumo ao sul não só por necessidade mas também pela falta que o mar me faz, pela vontade de encontrar os amigos que nao vejo ha meses,pela saudade de traçar a capa azul e por algo mais...

Com uma única certeza: a vontade de conseguir!

"Rumo ao Sul...Devagar...O meu sonho faz-se ao mar!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Fotografias do Facebook...


Hoje entrei no facebook e entre cliks dei por mim a ver fotografias de pessoas que mal conheço...conheço, mas conheço mal...pessoas que vi algumas vezes, não poucas mas também não muitas...gente que ja passou a minha frente mas raramente parou na minha frente..

Sabes, eu acho que tu nem sabes muito bem quem eu sou mas eu estou aqui, neste preciso momento a olhar para ti e a ver te nos teus momentos... Em cada foto um sorriso cada ves mais comprometedor, de falsa ingenuidade (talvez!) ou de certezas absolutamente tremidas...pareces me uma criança mas ja crescida...um olhar tão simples e ao mesmo tempo tão querido...hoje apaixonei me por uma fotografia, sim! Uma fotografia que te mostra tal como te vi e vi tanto do que quero que nem sei bem se vi correcto porque tudo isto não passam de coisas que eu imagino...

Há uma realidade que separa tudo isto da realidade mas por vezes dou por mim a pensar: e se tivessemos tanto à vontade para dizer aquela pessoa com quem raramente falamos que gostamos imenso da sua postura, dos seus olhos, da sua simpatia, da sua alegria, da sua paz, da sua presença... Porque não podemos passar por essas pessoas e ao mesmo tempo carregar no botão do "GOSTO" e automaticamente aparecer por cima da nossa cabeça o devido logo e assim tivessemos a imagem da reacção alheia?

Azul, amarelo e branco, são cores que a vida vai pintando em fotografia!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Que Algarve é este???

Bem sei que já é um luxo vir passar uma quinzena ao Algarve nos meses de Verão...As casas caríssimas, os restaurantes a venderem doses por 15 euros (o mais baratinho!), os centros comerciais a abarrotar (mas nunca há dinheiro pa nadinha!), as praias insuportavelmente contaminadas de Bifes, Shweins, Avecs e outros turistas do topless...enfim, eu sei que o Algarve é o centro das atenções enquanto dura o calor, eu sei que é no Algarve que se passam as melhores festas, onde está a gente gira da nossa sociadade que por estas épocas se inflama com as fotos escaldantes das celebridades: umas que ganham a batalha contra a fome e aparecem ali todas elegantes e outras que nao começaram a tempo a sua dieta e que chegaram às férias com o pneuzito que mal se vê mas que é capa de todas as revistas cor de rosa!

Bem, eu sei isto porque vejo as diferenças que existem entre o Algarve Outono/Inverno e o Algarve Primavera/Verão...realmente são modas completamente diferentes! Na primeira temos o típico "móss dum cambreste" que sai à rua de chinelas e calças arregaçadas em pleno Dezembro, de gorro na cabeça, que passa tres horas por noite no café a contar as aventuras da noite de pescaria, que acaba todas as frases com o verdadeiro "diébe"! Gente completamente marafada que ilustra a tradição Algarvia no seu mais alto nível! Na segunda temos o "Cámon" ali da terra dos caliços (Albufeira!) que aluga um carro topo de gama só para o Verão, que veste uma marca em cada peça de roupa que tras vestida mas nada abaixo de D&G ou Strada, que paga um café com uma nota de 100€, e que na praia pergunta às babes: "Du iu uonte date ai pute de crime one iore costas com jeitinho para iu donte queimares-te?"

DEUS MEU, QUE MAL TE FIZ EU????

Passo todo o ano no Algarve e ainda me trazem para aqui no Verão? Eu amo o Algarve...é o meu spot, a minha vida já se baseia no que tenho aqui mas poupem me...não me façam ver esta comédia ou drama que se passa aqui no Verão... Quantas vezes prefiro eu o modesto "móss" ao derretido "cámon"!!!

Deve ser das saudades que já tenho de ter todo o pessoal junto, com um copo na mao e com um sorriso nos lábios, mas o Algarve perde tanta piada no Verão que não sei se me apetece aqui estar...Acho que vou voltar ao Alentejo o mais rápido possível e voltar quando "o bando debandar!!!"

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Uma meta atingida no último esforço...

Sem mais demoras, eis que termino o meu segundo ano de Universidade! Não foi uma tarefa nada fácil..mesmo nada fácil! Dois semestres cheios de Cadeirões e que pareciam não ter fim.. já no belo do Verão, duas épocas de exames bem puxadas, à boa maneira da minha pessoa... Digamos que não foi simpático ver tantos a irem para a praia bombar e eu em casa a estudar e, ao contrário do que aconteceu o ano passado, não me sentia cheio de "fé" para conseguir fazer as cadeiras! Tinha plena noção das dificuldades que tinha em tantas matérias que foi dificil encontrar porto de abrigo numa qualquer disciplina e esforçar-me para me mentalizar: TEM DE SER!!!

Pois é, como há muito venho dizendo: O QUE TEM DE SER TEM MUITA FORÇA! Com os problemas bem presentes e com as assombrações a aparecerem a cada instante lá se fez tudo o que havia para fazer, ou pelo menos tentou-se..e quem dá tudo o que tem a mais não é obrigado!

Com menos conversa já tinha dito tudo o que há para dizer...a esperança continua e será a ultima a morrer! Ainda posso terminar o curso nos quatro anos, e esta é sem duvida a meta que mais queria alcançar este ano e que só foi conseguida mesmo no último esforço...

Dia 20 de Setembro lá estarei, à porta da ESSUAlg, desta vez trajado e preparado para dar os primeiros ares da minha graça no que diz respeito à PRAXE! Até lá prometo mais posts para mais tarde recordar...!

Ponho um ponto final neste segundo ano: mudança, novidades, companheirismo, diversão, estudo, esforço e missão cumprida!

Adeus título de Mancebo, foi um orgulho!

domingo, 25 de julho de 2010

É tudo uma questão de confiança...

É...é tudo uma questão de confiança...

Duas pessoas que gostam uma da outra podem-se trair? Podem! Claro que podem! A dificuldade de aceitar este facto é a a verdadeira questão! Até que ponto é que é aceitável para dois namorados a hipótese de serem traidos pela seu/sua parceiro(a)? Pois bem, se é dificil aceitar é pior, muito pior, registar o facto em si... Qualquer coisa como "Tudo é possível" é aquela ideia que todos deveriamos ter presente, em todas as horas de cada dia desta vida...

Segundo parágrafo: Este é aquele espaço em que eu digo coisas horríveis, abomináveis e medonhas...mas que são verdade (e há que saber aceitar isso!) O rapazinho até pode trair a namorada mil vezes num só ano, mas se ela nunca souber então a relação continua impecável, cinco estrelas, como se nunca tivesse passado nada... Mas se o rapaz nunca traiu a namorada mas a própria namorada desconfia vezes a fio do seu companheiro e tenta descobrir coisas que fazem apenas parte do seu imaginário em todas as suas atitudes, então a relação está há beira de um precipício e prestes a dar "um passo em frente"! Um dia disseram me que "os olhos que não veem é um coração que não sente"...como é óbvio, custou me a aceitar o facto mas, com extrema dificuldade, hoje aceito-o como um facto!

Meus caros, "não procurem coelhos em tocas de ratos" porque não os vão encontrar!! Alimentem a relação pela confiança mútua porque só assim ela subsiste e sobrevive às agreções a que nos metem a prova (e ás vezes estas chegam de onde menos se espera!)

No fundo, acreditar numa verdade que surge apenas de uma mera ideia pode levar ao fim de tudo... Dar a volta à situação, é possível? É! Com apenas uma diferença: Confiança!! É tudo uma questão de confiança!

PS- Há muitas maneiras de acabar uma ralação: ou dizendo a outra pessoa que já não gosta dela, desaparecendo pura e simplesmente ou então fazendo tal como eu disse..inventar uma argumento falsioso, desenvolve-lo, arranjar contra argumentos para a crítica e depois vem o mais fácil..representar o papel principal, realizar as cenas certas e depois dar todo este filme para que a outra pessoa veja e voilá...tem se todos os ingredientes para ganhar o Óscar de pior razão de sempre para acabar com o namorado!

sábado, 3 de julho de 2010

Palavras para quê?

Quando a esmagadora maioria das pessoas pensava que seria impossível eis que o Continente Africano organiza pela primeira vez o mundia de futebol! Esta foi a vez da África mostrar ao mundo que, embora longe da realidade evolutiva dos outros Continetes, também é capaz de ser anfitriã de uma grande competição desportiva a nível mundial!

A nossa Selecção marcou presença e na África do Sul foram recebidos como se estivessem em casa mas nem mesmo isso despertou a motivação dos que nos representam! Jogaram 4 jogos, um a mais do que esperado, mas jogaram. Durante toda a campanha marcaram 7 golos e curiosamente todos no mesmo jogo, sofreram apenas 1 mas, infortunio do destino,foi exactamente esse golo que nos afastou dos quartos de final do mundial...

No final, casos e mais casos, contradições, ofensas e humilhações, lições de imoralidade, lágrimas para uns e sorrisos amaralos por parte de outros, mau comportamento e até falta de patriotismo...enfim,uma presença "à portuguesa"! Resta me dar os parabéns à organização e concretizar com uma frase, uma imagem e um video que marcam o Mundial FIFA 2010 para os Portugueses:

OS NOMES NÃO GANHAM JOGOS!!!





quinta-feira, 1 de julho de 2010

Roteiro do Estudante...

Caríssimos, é com todo o gosto que, neste modesto blog, finalmente tenho condições para dizer que irá a começar uma nova etapa! Ao longo de algumas semanas tenho andado a preprara algo que será inovador não pela sua mensagem mas sim pela sua origem!

Durante os próximos posts poderão encontrar neste blog algumas das "experiências e sentimentos" de vários Estudantes de todo o país!!! De Norte a Sul de Portugal estão já a ser preparados os posts que acabarão por chegar ao Ser Estudante!

Neles poderás tentar perceber qual é o Espírito Académico vivido, o dia a dia nas mais diferentes cidades, a qualidade das diferentes Escolas e Faculdades, dos professores, dos amigos, das amigas e de tudo o que faz parte desta vida de Estudante... E para veres que esta não é, definitivamente uma ideia com "perna curta" poderás também ter acesso a um pequeno resumo de alguém que estuda neste momento fora do país..Assim poderemos todos comparar tudo isto!

Deixo também o desafio a todos vós! Participem nesta "caminhada"! Enviem como comentário aos posts que vou deixando a vossa opinião sobre a cidade, a Universidade e até mesmo o curso que frequentam!

Faz desta iniciativa a tua capa...em cada experiência uma história!!!

O Roteiro do Estudante começa aqui... Boa Viagem!!!!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Quando já nada é intacto...

Madrugadas mortas onde só eu vivo...Assim têm sido os dias que não vivo e as horas de sol que não vejo...Longe do ninho que me aquece, vivo agora num suspiro de tanto por dizer mas sem ninguém para ouvir. Quando o dia dia recomeça e a noite ainda me agarra nos seus braços encosto a cabeça na almofada e tento ir embora, fugir para longe, destacar-me desta realidade que já não sei se é minha ou se sou eu dela.

Vim com propósitos fixos, com metas para alcançar, com matérias para estudar, com vontade de terminar o mais depressa possível esta missão que já nem sei se vou conseguir cumprir. É chegado o final do segundo ano e as cadeiras insistem em não abandonar o ring e eu continuo o combate contra tudo isto. Nem praia nem campo...apenas paredes brancas que já odeio e repudio! De costas para esta paisagem linda que me oferecem todos os dias, tento sair das tardes frias de palavras, gélidas de emoções e congeladas de sentimentos com um cigarro de esperança ou um copo de sumo cheio de azedumes que chegam com a última gota.

Já nem sei se é de mim mas o Algarve fica tão longe quando a casa é a estação obrigatória durante estes meses de Verão. Quando a serra era o horizonte não havia sequer esperanças de Férias mas quando as Férias são já aqui ao lado e as paredes brancas sujam a paisagem, a serra torna-se tão querida.

É a quinta vez consecutiva que vejo os primeiros tons de sol encostados aquele telhado...será que hoje será diferente? O que será que trás este sol que já se assume? Mais perguntas que não querem resposta. Mais certezas que não se assumem. Mais quereres que parecem perguntas. Hoje vou fazer diferente. Hoje vou reconstruir um bocado de mim e montar uma esperança. Vou brincar com ela e logo, quando o sol for outra vez, vou abriga-la para que nunca mais se parta.

Porque quando já nada é intacto há que aproveitar cada pedaço de chão para contruir um novo rumo...mais verdadeiro, mais meu!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Propinas baixam na UAlg...

Pois é...e aqui está uma novidade e pêras!
Depois da proposta do Reitor não ter sido aprovada no Conselho Geral da UAlg as propinas para o próximo ano lectivo sofreram uma variação negativa de 1%!

Registe-se que este valor ocorre devido à flutuação do IPC (Indice de Preços ao Consumidor).

O quadro seguinte mostra as diferenças...





Embora esta proposta tenha sido emprovada em Senado Académico (mesmo registando a abstenção de todos os representantes dos Estudantes), para a aprovar o Reitor necessitava de cerca de 2/3 dos votos do Conselho Geral favoráveis o que acabou por não acontecer! Assim sendo todos os alunos dos CET's, 1º e 2º Ciclo da UAlg podem contar com uma propina mais baixa no próximo ano lectivo.

domingo, 27 de junho de 2010

E se todas as pessoas fossem obrigadas a ler isto?

Um professor de economia na universidade Texas Tech disse que ele nunca chumbou um só aluno antes, mas tinha, uma vez, chumbado uma classe inteira.

Esta classe em particular tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e ‘justo. ‘

O professor então disse, “Ok, vamos fazer uma experiência …. nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos as vossas notas em provas.”

Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e, portanto seriam ‘justas. ‘ Isso quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significou que ninguém chumbaria. Isso também quis dizer, claro, que ninguém receberia 20 valores… Logo que a média das primeiras provas foi tirada, todos receberam 14. Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.

Quando o segundo teste foi aplicado, os preguiçosos estudaram ainda menos – eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam da media das notas. Portanto, agindo contra as suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos. Em resultado, a segunda média dos testes foi 10.
Ninguém gostou.

Depois do terceiro teste, a média geral foi um 5. As notas não voltaram a patamares mais altos, mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por ‘justiça’ dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No fim de contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da turma.
Portanto, todos os alunos chumbaram… Para sua total surpresa.

O professor explicou que a experiência …tinha falhado porque ela fora baseada no menor esforço possível da parte de seus participantes. Preguiça e mágoas foi o seu resultado. Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual a experiência tinha começado. “Quando a recompensa é grande”, disse, o professor, “o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros sem o seu consentimento para dar a outros que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável.”

O pensamento abaixo foi escrito em 1984.

“É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Por cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar a alguém aquilo que não tira de outro alguém. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa de trabalhar, pois a outra metade da população irá sustenta-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a.”

Adrian Rogers
by: http://www.joaquimcosta.com

Música para os vossos ouvidos...

Bem, como prometido aqui está a primeira novidade de arromba! Para os mais próximos não é novidade nenhuma que eu não vivo sem música até porque acho que é mesmo isso que me vai dando o ritmo certo com que vivo cada momento para mais tarde recordar! Por isso mesmo, para que ela também se faça sentir sempre que me vierem acompanhar através do "Ser Estudante..." terão direito a música para os vossos ouvidos!

Aparir de hoje podem ouvir a a RFM neste blog e ler todos os post despertando mais um dos sentidos completando assim a sensação e tornando cada vez mais real o interface entre vocÊs e eu! Porquê a RFM? Porque não passa apenas um estilo específico de música e, tal como eu não estou sempre com o mesmo estado de espírito, esta rádio não passa sempre o mesmo estilo de música...! Cada momento é um momento diferente e agora mais completo!

Espero que gostem e se assim não for podem sempre desligar a música e ler tudo o que quiserem apenas no silêncio da atenção que eu vos agradeço tanto!

RFM - Só grandes músicas (para grandes leitores!!)

sábado, 26 de junho de 2010

De cara lavada...

Depois de ter deixado passar a marca das 3000 visitas sem dar notícias de vida cá estou eu de novo e desta vez numa missão de progresso. Como já poderam ver este blog está de "cara lavada"! Não é que o design anterior fosse feio de todo mas há que saber acompanhar as tendências deste mundo virtual! Desta vez fico me por aqui! Espero que gostem da nova imagem do "Ser Estudante..." e que acompanhem de perto as próximas novidades que, posso desde já adiantar, são deveras entusiasmantes, surpreendentes, efusivas, caricatas e até um pouco estranhas... É a vida de um Estudante que vagueia agora algures entre exames, noitadas de estudo (e não só!) e uma realidade abstracta que encontrou bem no seio da sua Universidade...

Para todos os que, nesta fase, deixam até de ter tempo para as suas necessidades fisiológicas em benefício do estudo intensivo, desejo um óptimo trabalho (sim, porque nesta altura do campeonato a sorte já não safa ninguém!)!

BONS EXAMES!!!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Mais que uma paixão...

Tantas horas sem ti...Parado no espaço, recuo no tempo e ainda te vejo nos meus braços...pequeno, suave e tão mas tão lindo...Hoje, em mais uma noite de silêncio, olho para ti e vejo o quanto cresces-te..mais de quatro anos se passaram e a cada dia eu gosto mais de ti! Quando falamos ao telemóvel contas-me as histórias do dia e no final a avó ou o avô segredam-te sempre ao ouvido para tu dizeres a célebre frase: "Gosto muito de ti, tio!" (E eu, que finjo não saber que está tudo encenado do outro lado da chamada, sorrio e respondo-te o mesmo!)

Mas hoje foi um dia diferente...Hoje enquanto falávamos e te via na camara sorris-te e disses te aquele simples e tão puro: "Tenho saudades tuas, tio..."

Meu anjo, prometo que não demoro a chegar...Como tu dizes, estou só a guardar a praia para tu poderes vir sempre que quiseres para brincarmos na areia! Um dia vou poder ir buscar-te à escola sem pensar que daí a umas horas estarei outra vez longe...

Obrigado por esse sorriso de anjo!

Mais do que uma paixão...uma vida...uma vida que faz valer a pena tudo isto!

Amo-te sobrinho!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Obrigado...

Naquele caminho indefinido onde ninguém sabe o que está no fim, eis que surge uma pequena sinalização...Afinal os bons momentos não estão assim tão longe como eu pensava..São surpresas da vida, são alegrias inesperadas, são vontades sem barreiras, são olhos nos olhos, são palavras nunca ditas e descobertas fascinantes...são rasgões neste azul que todos os dias tem um tom diferente. Se é verdade que o tempo tudo leva e tudo trás, então eu aprendi, definitivamente, a esperar. Obrigado...

sábado, 24 de abril de 2010

Quase...

Melhor que falar para nos fazermos ouvir é escrever para fazermos pensar...Para todos vós:

QUASE

Ainda pior que a convicção do não,
E a incerteza do talvez
É a desilusão de um quase!

É o quase que me incomoda, que me
entristece,
que me mata trazendo tudo
que poderia ter sido e não foi.

Quem quase ganhou ainda joga,
quem quase passou ainda estuda,
quem quase morreu está vivo,
quem quase amou não amou.

Basta pensar nas oportunidades
que escaparam pelos dedos,
nas chances que se perdem por medo,
nas ideias que nunca sairão do papel
por essa maldita mania de viver no Outono.

Pergunto-me, ?nbsp;s vezes,
o que nos leva a escolher uma vida morna.
Ou melhor, não me pergunto, contesto.

A resposta eu sei de cor,
está estampada na distância e frieza dos
sorrisos,
na frouxidão dos abraços,
na indiferença dos "bom dia", quase que
sussurrados.

Sobra covardia e falta coragem
até para ser feliz.
A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai.

Talvez esses fossem bons motivos
para decidir entre a alegria e a dor,
mas não são.

Se a virtude estivesse mesmo no meio-termo,
o mar não teria ondas, os dias seriam nublados
e o arco-íris em tons de cinza.

O nada não ilumina, não inspira,
não aflige nem acalma,
apenas amplia o vazio que
cada um traz dentro de si.

Não é que fé mova montanhas,
nem que todas as estrelas estejam ao alcance,
para as coisas que não podem ser mudadas
resta-nos somente a paciência.

Preferir a derrota prévia; a dúvida da vitória
é desperdiçar a oportunidade de merecer.
Para os erros há perdão;
para os fracassos, chance;
para os amores impossíveis, tempo.

De nada adianta cercar um coração vazio
Ou economizar alma.

Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor
não é romance.

Não deixe que a saudade sufoque,
que a rotina acomode,
que o medo impeça de tentar.

Desconfie do destino e acredite em você.
Gaste mais horas realizando do que sonhando,
fazendo que planejando,
vivendo que esperando.
Porque, embora quem quase morre esteja vivo,
quem quase vive já morreu!!

Luís Fernando Veríssimo

quarta-feira, 14 de abril de 2010

XXV Semana Académica do Algarve



Eis que hoje, dia 13 de Abril de 2010, sai a público o cartaz da XXV Semana Académica do Algarve! Depois de tanta espera e espectativa, a AAUAlg lança o cartaz daquela que será a vigésima quinta edição da maior Festa Do Estudantes a Sul do Tejo!!! Eu não sou de picar mas com tanta espera e espectativa parece que o cartaz em si e tudo o que o compõe vieram assim como um pão sem sal! Comparativamente com o cartaz do ano passado este fica muito à margem do que seria a ideia inicial de umas "Bodas de Prata da SA do Algarve no seu melhor!!!" Depois de tudo bem medido o que eu pergunto neste momento é: QUEM É O ESTUDANTE DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE QUE FOI CONVIDADO PARA APARECER NUM CARTAZ DA SEMANA ACADÉMICA DE TAL IMPORTANCIA COMO O DA COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS??? Se alguém me souber responder eu agradeço e fico a espera dessas respostas nos comentários ao post!

Deixando um pouquinho o cartaz de parte vem uma ÓPTIMA notícia!! Pela primeira vez na história do curso de Licenciatura em Radiologia teremos uma barraquinha na SA o que por si só já é um orgulho daqueles...os pioneiros somos nós!! Esta promete ser aquela barraquinha onde tu beberás aquele shot de que não te vais esquecer, onde vais assinar mais braços e sabe se lá mais o quê, onde vais conhecer uma figura mítica do curso ( A LINDÍSSIMA NAOMI !!! ), e onde vais tirar mais fotos!!! O resto fica um segredo só nosso!! ;) Contamos contigo naquela que vai ser a mais divertida barraquinha de curso que a SA do Algarve já viu!! A primeira edição é sempre especial e por isso mesmo prometemos REBENTAR com as vossas espectativas!!!

De 29 de Abril a 8 de Maio vem fazer do PAÍS DAS MARAVILHAS O TEU PAÍS! Dez dias de pura festa e aquela folia contangiante que não vais queres perder!!!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Entre um cigarro e outro...

Passo horas sentado nesta cadeira...entre conversas de desconhecidos e suposições de fazer tremer os mortos... Já é tão tarde e mais uma vez o sono não chega...acho que o meu corpo já se está a querer habituar ao ritmo da Semana Académica (Deitar tarde e tarde erquer, e é fumar ou é para beber!) Nem tanto, mas pronto... Dou por mim a imaginar e fico assim, sem sono!

Incenso, chocolate, Calculadora e caderno em cima da mesa...apontamentos e um conzeiro que peca por ser pequeno de mais...entr um cigarro e outro vivo no quarto que já esteve menos vermelho, mas estamos a preparar a festa do Título, tem que haver vermelho, muito vermelho!!!

Hoje há festa de curso e de manhã vou sair trajado para a rua logo no primeiro buzinão matinal e antes da campainha da escola primária aqui à frente tocar... Quinta feira é assim, acordar para celebrar mais uma semana que passou! À tarde há a primeira reunião do Concelho Pedagógico com os "mestres" todos e assim será mais um dia...Faltam 20 para a Semana Académica!

Aprumam-se os caloiros para traçar a capa pela primeira vez... a TODOS os caloiros que o farão, lembrem-se: A capa é o simbolo maior do vossa vida académica...nela guardem todos os momentos dos quais vão ter soudade quando a cidade que vos acolhe agora estiver longe...Lembrem-se de todos que vos ajudaram a chegar até aqui e a cima de tudo prestem lhes a vossa homenagem honrando e respeitando o vosso traje, a vossa capa! Em cada mancha, rasgão ou furo de cigarro haverá uma história para contar mais tarde...por enquanto resta-vos festejar pois ultrapassaram mais uma etapa!

A noite vai longa e a vontade de escrever mais qualquer coisa ainda está acordada... vou parar... não há vontades maiores que eu!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

formspring.me...

Digamos que temos de acompanhar as modas novas... foi por isso que criei o meu formspring.me! Um site onde toda e qualquer personagem me pode perguntar seja o que for sem nunca expor a sua identidade e depois esperar pela minha resposta! Até eu que sou um céptico quando à exposição da vida pessoal na net fiquei fascinado por este site! É que finalmente arranjaram maneira de podermos fazer perguntas a qualquer pessoa conhecida (que possua a sua conta) sem que ela saiba quem somos! É..obviamente que quando criei a minha conta sabia que iriam surgir perguntas às quais teria pouca vontade de responder mas a piada está exactamente aí: se não responder não supero as respostas, algumas vezes inconvenientes, mas que existem e fazem parte da história! Se me preocupo com as repercuções? Se isto servir para me chatear é óbvio que não vou continuar com a ideia mas até lá, venham perguntas fresquinhas que cá estarei para responder! O que mais me chateia neste site é que não posso fazer perguntas às pessoas que me fazem a mim, se não souber a sua identidade...isso era "engraçado"!

De qualquere modo, e só para deixar o gostinho da ideia, pergunto-vos a todos: QUAL É A PERGUNTA QUE MAIS VEZES FAZEM A VOCÊS MESMOS? Fico à espera de comentários ao post e das perguntas em http://www.formspring.me/FMCF13 ! Atreve-te!!!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Se por acaso...

Se por acaso vieres ao meu blog para saberes novidades...anima te...a grande novidade que tenho para ti é que estou vivo...não é fácil matar os piores virús...se por acaso vieres aqui para perceber o que se está a passar comigo...perdes te a viagem...vai ser dificil saber por mim...pergunta aos que te informam de tudo, pode ser que eles saibam...Se por acaso vieres aqui so por curiosidade...a curiosidade matou o gato e todos aqueles que quiseram ser como ele...ter sete vidas, mas infelizmente nós estamos condicionados a uma só hipotese! Se por acaso vieste aqui e nao gostas te do que estas a encontrar...pára, olha te ao espelho, reconheces te(???)...eu tambem nao! Senta te numa cadeira, pensa um bocadinho, ou melhor, vive um bocadinho a realidade! Choca te com as indefinidas contradições e alegra te por estares longe de tudo o que te pode dar informações sobre mim...e se nao estiver assim tao longe então a culpa nao é minha..afinal foste tu que, por acaso, vieste ao meu blog!!

"(...)Quando o dia passa ao lado e a vida corre demasiado depressa, o pensamento escorre pelos dedos e pinga em folhas brancas, puras de ilusão que se desiludem, e passam a ser garras afiadas prontas a rasgar qualquer sentimento que nos atravesse e caras que imaginamos... São páginas da vida, são histórias que revelo, são silêncios que não calo.(...)"

sábado, 27 de fevereiro de 2010

OFF...

Primeira quinta-feira do segundo semestre...Grande arraial académico é o destino mas antes a jantarada cá por casa faz as delícias de 4 mentes racionais...as conversas nada têm a ver com aquelas a que me habituei nas jantaradas que antecedem as farras...Noite molhada, noite abençoada...como se nada fosse...o arraial foi verdadeiramente um arraial...Sem dúvida a melhor noite que passei em Faro...A ilusão voltou e eu até sei que provavelmente vai acabar como antes: em desilusão...mas o que é que isso interessa quando a felicidade do momento é verdadeira e única? As capas pesavam quilos mas nada impediu que a casa só fosse destino no inicio da manhã! "Isso é que foi farra!" foram os bons dias da porteira...E eu que queria tanto que o tempo tivesse parado nessa noite, enfim na cama fexei os olhos e dei te razão: aprendi com o passado... agora vivo intensamente o presente e depois? Depois espero pelo amanhã que será apenas mais um dia! E assim se viveu o momento OFF de uma noite para mais tarde recordar...obrigado!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ir, a Marte, e voltar...

Parece que me regaram, ò florzinha de estufa resignada de maltrapilhos...Ouve lá, mas quem pensas tu que és para vires e ires assim como quem não faz nada de especial? Tristeza ingrata! Devias aprender comigo como eu aprendo contigo, infame e indisposto sentimendo rude que pensa que é mais que os outros... Conta me lá.. ja que foste e vieste e vais e vens quando queres, conta me lá qual é mesmo o teu objectivo? Disposto a tudo dizes tu? Ah, mas assim não vale a pena dar te importancia...tenho te na mão assim...estás a mostrar me o jogo todo...é fácil vencer te...Parece que estamos a entrar pelo mau caminho! O quê? Mas o que é que estás para aí a dizer? Eu?? Ai agora sou eu que sinto o que quero e quando quero? Humm muito bem! Imbecil! Falta de carácter... Ah isso é verdade! Isso é tudo o que não te falta..Carácter!! Estúpido empecilho! Varias como as marés e pensas que te levo a sério? Estás enganado caro amigo...nem amigo me és! Um sem-ninguém desconhecido de todos! Metes te na vida de toda a gente sem pedir sequer "com licença"... Mal educado! Devias pensar que comigo era igual... Estás redondamente enganado! Comigo a coisa fica mais séria... Não voltas a entrar assim na minha casa e só voltas a sair quando eu quiser, ouviste? ouviste bem? Espero que sim...Agora senta te aí ao meu lado...Toma! Pega um cigarro dos meus... Isqueiro? Vai buscar os fósforos... Na minha condição não se usa isqueiro..Quando preciso de lume peço a qualque um que passe na rua... Ou pensas que não sou humilde como tu? Nojento! Anda lá, acende o cigarro! Ahaha! Então? Engasgaste te? Vá maldito! Aprende coisas que eu te ensino! Não me fizes te tanto mal? Então vamos ficar ao mesmo nível! Gabarolas é o que tu és! Falas, falas, falas mas no fundo não fazes nada que jeito tenha! Desculpa? Tens de ir? Olha, olha... já o sentimentozinho reles pensa que tem catarro! Nem penses! Ficas aqui comigo a ver chover, a ouvir os fados da vida e a fazer me sentir incrivelmente bem por estares aqui!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Quebra-cabeças...

Valeu a pena? Tudo vale a pena...O momento não é, de todo, o ideal para escrever para ti..há momentos bem melhores mas nem sempre temos as condições ideais para fazer o que queremos e temos que as fazer na mesma.. Leste bem? Percebes-te? Não? Então não leias mais..Há coisas que não são feitas para perceber mas sim para saber que elas existem e não como fazê-las desaparecer..Algumas horas de conversa à dstancia que conhecemos fizeram bem ao pensamento de quem fugiu da sombra e veio para o Sol que queima e arrasa todos os maus presságios... Não há muito para te dizer..sabes da maioria...Ves te no reflexo de palavras escritas para ti e pensas porque tudo aconteceu como aconteceu, acontece como acontece...seja como for, é assim que tudo acontece: sem sabermos como, nem porquê.

Sê bem-vinda de novo a minha vida ou será que nunca estives te ausente dela? garanto te que algumas vezes senti a tua falta mas nem sempre te quis por perto...Foste precisa nos momentos em que os PORQUÊS apareciam mas eu sei que não te devo usar apenas para o que está menos bem..tens o teu valor e eu reconheço-o..mas nem sempre o mostro.... porquê? É só mais uma pergunta... Vale sempre a pena, não é? Por muitas imposições que nos assaltem resistimos sempre e vamos ao encontro do que não pode existir, do que não pode acontecer, do que não é moralmente correcto e do que é mais perigoso..Assim se vive num clima de quebra-cabeças que jogamos e jogamos sem sequer querer descobrir a verdadeira solução mas que os dois queremos ganhar, não é? "..eu quando jogo é sempre para ganhar..." dizes tu que não sabes sequer qual é a minha aposta...

Garanto te que não é o momento certo para escrever para ti mas tambem o que é que isso importa quando nunca pensamos no que era ou nao era certo? Vale a pena? A resposta sou eu que a vou comprar com o que escrevo ou com o que digo... Ainda bem que voltas te... aprender contigo fica engraçado de mais para levar a serio tudo isto... E se não fosse assim como seria? Conseguirás tu viver no condicional de uma frase? A pergunta impõe-se de novo e a resposta é só tua...eu não a quero saber...porque a magia começa no desconhecido e tudo continua como antes...

Amo-te liberdade! A única que nunca irá fugir de mim..e assim jogamos outra vez neste quebra-cabeças que não tem solução mas que tu queres ganhar...

Para ti, companheira das coisas que valem a pena!

sábado, 16 de janeiro de 2010

Não queiras saber de mim...

Por muito que custe começar do zero, a vida faz-se de fases...umas melhores do que outras mas todas nos dão sempre qualquer coisa que nos ajuda a perceber que a vida é tão curta que o tempo que perdemos a chorar o passado é o tempo que não vivemos a aproveitar o presente... Desta vez cheguei a horas para assistir à lição! Sabes, cada vez que me sento nesta cadeira e olho à volta vejo me sozinho no meio destas paredes e penso tantas vezes que isto é tempo vazio... aqueles que realmente importam não estão cá...a gritaria do Guilherme foi substituida pela simples fotografia dele e o abraço da minha mãe apenas chega pela voz carinhosa...O carisma emblemático do meu melhor amigo agora vem sempre na última mensagem da noite que tanto me aconchega: "Boa noite filho... Boa noite pai..."

Quero que saibas que chorar assim não é fraquesa mas sim a maior força de todas...

Dizem que há uma parte boa e uma parte má em tudo o que vivemos...aqui está a prova: acho que percebi que no fundo somos só nós os cinco e o meu pequenino...o resto são passagens indefenidas que deixam marca... Agora? Agora sou deles...só deles..dos que me querem, me respeitam, me amam, me confortam, me avisam e me ajudam.

São três anos de vida e um metro de gente, sorriso inigualável, olhar malandro e cabelo de oiro...Esta é agora a minha razão...aquela pela qual acordo todos os dias e penso que será melhor do que ontém...

Se me custou? custa... Se me doeu? doi...

Hoje olho tudo isto e penso que o melhor de tudo isto foi ter percebido que eu não sou ninguém sem a minha família. Que este quarto vazio tem de estar sempre cheio deles para que eu me sinta bem...Que estas molduras otrora tuas devem triplicar em número e em sentimento...

Podia ter sido tão diferente...

Para vocês os cinco, obrigado!